Você tem interesse de conhecer o aparelho invisível, muito mais confortável, estético e prático?
Solicite agora contato!

ORTODONTIA

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, dos ossos maxilares, dos dentes, articulações, tecidos e musculatura dessa região.

Existem diversos distúrbios que são causados por um sistema dentário mal estruturado, como disfunções na mastigação, dores de cabeça, no pescoço e até mesmo nas costas. Além disso, desordens na articulação temporomandibular e problemas de autoestima, por motivos estéticos devido desalinhamento dental. 

Portanto, um tratamento ortodôntico trará diversos benefícios para o paciente.

A maioria dos tratamentos na Ortodontia são de pacientes que buscam o alinhamento dos dentes, pois uma oclusão equilibrada se torna uma necessidade, já que estudos mostram que mastigação unilateral ou ineficiente é uma das causas de problemas gástricos e de obesidade.

OS 3 PRINCIPAIS TRATAMENTOS ORTODÔNTICOS

1 - Odontologia Preventiva

Auxilia na prevenção de problemas ortodônticos e costuma ser feita ainda na infância, acompanhando o crescimento dos dentes da criança e identificando e retirando maus hábitos que podem comprometer o desenvolvimento da arcada dentária, como chupar dedo ou uso de chupetas e postura da língua ao falar e deglutir. Ortodontia Interceptativa – atua no manejo do crescimento e desenvolvimento dentário e ajuda nos processos de correção quando já há um problema de má oclusão instalado na fase de crescimento do paciente, como por exemplo, problemas de mordida cruzada.

2 - Odontologia Corretiva

Ortodontia Corretiva — é a Ortodontia mais conhecida e visa a correção dos problemas ortodônticos com o uso de aparelhos móveis ou fixos. Tornou-se mais comum entre os adultos. Além disso, com a possibilidade de uso de aparelhos transparentes (alinhadores invisíveis) a ortodontia corretiva tem se tornado cada vez mais procurada, principalmente por pacientes adultos.

Os principais materiais utilizados na Ortodontia são: 

Aparelhos metálicos: São a opção mais comum e com melhor custo benefício. Dentre os aparelhos metálicos é possível optar pelo modelo simples com “elásticos” ou os modelos autoligados que dispensam o uso de ligaduras, tudo vai depender do planejamento ortodôntico do paciente. É importante saber que os autoligados oferecem maior probabilidade de efeitos colaterais como dores após manutenção e persas ósseas indesejadas, além de permitir mais rapidez ao tratamento.

Aparelhos cerâmicos: Os mais utilizados são feitos de cerâmica monocristalina ou também conhecida como Safira. Esses bráquetes possuem translucidez que se aproxima da cor do esmalte do dente sendo uma ótima opção estética para os pacientes. 

Aparelhos Invisíveis: conhecidos também como Alinhadores Transparentes possuem uma certa elasticidade e resistência. Ao ser colocada, a placa incolor vai “tentar” voltar à sua posição normal. Isso gera uma força leve e contínua, capaz de “levar” (aos poucos) os dentes para a posição correta. O princípio é o mesmo dos aparelhos “convencionais”, e o alinhador transparente consegue corrigir muitos dos problemas que o fixo corrige, como má-oclusão (desalinhamento entre os dentes superiores e inferiores), dentes tortos, encavalados, com muito espaço entre eles ou imperfeições no alinhamento. Apesar de dever ser usado por 24 horas durante o tratamento, tem a vantagem de se remover para alimentação e higiene.


OS PRINCIPAIS TIPOS DE APARELHOS

Aparelho de Metal
Aparelho de Safira
Aparelho Invisível