Apneia do sono: saiba o que é e como um dentista pode ajudar

Dormir deve ser sinônimo de descanso, um momento importante para relaxar o corpo e a mente. No entanto, para muitas pessoas, as noites são bem conturbadas, por conta da apneia do sono.

O indivíduo acorda cansado e fica sem disposição, o que compromete a sua qualidade de vida. Além disso, o distúrbio pode ocasionar diversos problemas de saúde a longo prazo, por isso é necessário procurar tratamento.

 Os distúrbios respiratórios do sono geram sofrimento e comorbidades em uma a cada 3 pessoas no mundo. Estima-se que 80% da população está sem diagnóstico e sem tratamento. O Cirurgião-Dentista capacitado em Odontologia do sono consegue tratar com segurança 75% a 85% dos casos com aparelhos intra-orais indicados corretamente.

 

O que é apneia do sono?

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio em que a pessoa tem a respiração interrompida parcialmente ou totalmente durante várias vezes enquanto dorme. Se houver uma obstrução parcial da passagem de ar, chamamos de Síndrome da hipopnéia obstrutiva do sono. Quando há impedimento total da passagem de ar, acontece a Síndrome da apnéia obstrutiva do sono.

Muitas vezes, o paciente nem percebe que sofre com isso e esse é o problema, pois o quadro pode ocasionar outras doenças.

Nesses intervalos em que o indivíduo pára de respirar, há uma diminuição na oxigenação do sangue. Isso faz com que os batimentos cardíacos se acelerem e que também ocorra a contração dos vasos sanguíneos.

Desse modo, a apneia pode contribuir para a arritmia cardíaca e também para quadros de hipertensão arterial. Além disso, é um fator de risco para o surgimento da diabetes tipo 2.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINTOMAS?

Um sintoma bastante característico da apneia do sono é o ronco. Ronco é o ruído gerado na Vibração dos tecidos da garganta quando há diminuição da respiração durante o sono, momento em que há relaxamento dos músculos e tecidos. Muitos pacientes acabam procurando um médico devido ao ronco e não por conta das pausas na respiração.

engasgos enquanto a pessoa dorme
sensação de estar sufocando
sono muito agitado
sonolência e falta de disposição durante o dia
humor alterado devido ao cansaço
Respiração ofegante
DOR DE CABEÇA AO ACORDAR

QUAIS SÃO AS CAUSAS DESSES PROBLEMAS?

A apneia do sono pode ser decorrente de diversos fatores, principalmente:

obesidade
uso exagerado do alcool
tabagismo
uso constante de remédios calmantes para dormir
hábito de dormir de barriga para cima
amígdalas ou adenoides grandes
problemas na anatomia do maxilar*
*Problemas na anatomia do Maxilar: quando ele é encurtado pode fazer com que a língua seja “jogada” para trás, obstruindo a garganta e dificultando a respiração.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DESSES PROBLEMAS?

 A avaliação e diagnóstico são feitos através da polissonografia que monitora o sono, com registros gráficos feitos em um laboratório especializado. Um exame muitas vezes incômodo e que estudos recentes mostram resultados que podem necessitar de mais de uma noite para confirmação do diagnóstico. Portanto, como uma alternativa à polissonografia cara e tecnicamente complexa, os pacientes com alta probabilidade e falta de comorbidade relevante podem ser avaliados por meio de testes de apneia do sono portátil como a oximetria de pulso, com canais de saturação de O2, frequência cardíaca, actimetria e ronco (usando o microfone do celular). Um exame para ser realizado em casa, simples e fácil de usar que disponibilizamos aqui na clínica Vanessa Gouvêa.

Dessa forma, o odontólogo poderá tratar seguramente a maioria dos casos de ronco e apineia do sono, desde os casos leves e moderados e até alguns específicos moderados/graves. 

Após a avaliação do paciente, o dentista pode indicar o aparelho intraoral (AIO), uma peça de acrílico que atua como um reposicionador anterior da mandíbula. O dispositivo faz com que ocorra um avanço da posição mandibular e/ou da língua, ampliando o espaço de fluxo de ar para a respiração do paciente.

O aparelho é eficaz no combate às interrupções respiratórias e, em muitos casos, pode até eliminar o ronco. Assim, o indivíduo consegue ter uma noite de sono de qualidade.

Além dos bons resultados, a vantagem é o fato de o aparelho ser removível, fácil de ser transportado em caso de viagens e bastante adaptável, permitindo ao paciente dormir normalmente.