IMPLANTODONTIA

Implantodontia é a especialidade da odontologia dedicada a devolver função mastigatória e estética perdidas, devido à ausência de um ou mais dentes, através de cirurgia para instalação óssea de “pinos”, ou seja, implantes de titânio (um material com características bio inertes, que o corpo não reconhece quando infraósseo) ou zircônio-cerâmicos (um material biocompatível que não promove campos interferentes no organismo) sobre os quais, posteriormente, serão instalados peças protéticas em substituição aos dentes perdidos na maxila e na mandíbula.

Em alguns casos é possível a instalação de uma prótese, provisória ou definitiva, imediatamente após a instalação do implante, eliminando-se o período de espera da osseointegração. É o que chamamos de carga imediata, porém devemos analisar alguns critérios como a saúde do paciente, a qualidade e quantidade óssea, a característica e estabilidade primária do implante, além do tipo de prótese

Quando ocorre a perda de um dente, o osso que estava ao redor da raiz vai se perdendo gradativamente, em um processo chamado reabsorção óssea, agravada pelo uso de próteses removíveis. Em casos que não há osso suficiente para fixação do implante, é necessário repor o osso perdido, através de cirurgias para a colocação do enxerto ósseo e/ou regeneração com plasma sanguíneo do próprio paciente, oferecendo ainda melhor resposta biológica.

As técnicas e materiais são selecionados com muito critério e embasamento científico para oferecer aos nossos pacientes ótima adaptação, segurança e estabilidade com os novos dentes suportados pelos implantes. Entregamos resultado estético e o mais natural possível.

Quanto custa o tratamento com Implante Dentário? O custo depende da complexidade de cada caso, da quantidade de implantes instalados na cirurgia e na escolha dos materiais utilizados na confecção da prótese. É importante afirmar que os benefícios alcançados pelo implante são maiores que os valores do tratamento.